segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Esses são os exercícios passados em classe.
QUESTÕES COMENTADAS
1)    Indique a que classe  de  palavras pertencem as palavras em negrito
a)     As meninas são tão corajosas quanto os meninos. ADJETIVO
b)    Coragem! INTERJEIÇÃO
c)     Falta a coragemSUBSTANTIVO
d)    Com seus trinta anos já era para ter juízo. PRONOME POSSESSIVO
e)     uns anos não sabia o que fazer da vida. VERBO
f)      Fazer o bem sem olhar a quem. SUBSTANTIVO
g)     Os trabalhos ficaram muito bem feitos. ADVÉRBIO
h)    Fui bem na prova. ADVÉRBIO
i)       Ainda bem! INTERJEIÇÃO
j)       Queremos encomendas a dobrar. VERBO
k)     Fiz o dobro do trabalho e não adiantou. NUMERAL
l)       Aqueles sim são clientes. PRONOME DEMONSTRATIVO
m)  Perante seu discurso senti-me motivado. PREPOSIÇÃO
n)    Estou motivado porque o palestrante transmitiu motivação. CONJUNÇÃO
o)    Estudamos bastante para a avaliação de Português. ADVÉRBIO
p)    A janela estava meio aberta. ADVÉRBIO
q)    Vamos almoçar meio-dia e meia. NUMERAL
r)      O jardineiro está desempregado. Eu o vi passando por aqui. PRONOME
s)      O jacaré virou a canoa. SUBSTANTIVO
t)      O jacaré virou bolsa. ADJETIVO
QUESTÕES DE CONCURSO
1)    A menina ........disse que a amiga estava........chateada.
a)     mesmo – meio
b)    mesma – meia
c)     mesma – meio
d)    mesmo – meia
Em língua portuguesa, a palavra “mesmo” é um adjetivo, mas pode também ter função de advérbio. A primeira categoria apresenta variações de gênero e número, enquanto a segunda é invariável.
Exemplos (adjetivo)
Ela mesma trocou a lâmpada.
Eles mesmos trocaram a lâmpada.
Exemplos (advérbio)
Ele trocou mesmo a lâmpada.
Elas trocaram mesmo a lâmpada.
Quando adjetivo, “mesmo” é um equivalente para “próprio”. Seria idêntico a se dizer, nas frases acima, que o homem ou mulher trocaram a lâmpada sozinhos, sem auxílio de terceiros. Mas, quando tem função de advérbio, “mesmo” substitui “realmente”, “exatamente”, “de fato”, etc. A frase, então, tem o sentido de que, efetivamente, a lâmpada foi trocada por ela. Ou, ainda, de que elas realmente trocaram a lâmpada.    
A palavra meio, quando significa “metade”, é numeral. Deve concordar com o substantivo a que se refere: “Bebeu meio litro de uísque”; “Bebeu meia garrafa de cerveja”; “Leu um capítulo e meio”; “Leu uma página e meia”; “É uma hora e meia”; “É meio-dia e meia (hora)”...
2)    A palavra meio, quando significa “mais ou menos”, é advérbio de intensidade. Os advérbios são palavras invariáveis (=não se flexionam em gênero e número): “A aluna ficou meio nervosa”; “Os clientes saíram meio satisfeitos”; “A atleta está meio cansada”; “Ela é meio poderosa”...
2)    No enunciado “(...) ela já chamava o filhote de isso.”, o pronome demonstrativo “isso” toma o lugar de outra classe gramatical. Assinale a alternativa em que consta a classe em que se coloca o demonstrativo no enunciado.
a)     Substantivo
b)    Pronome possessivo
c)     Advérbio
d)    Adjetivo
3)    Em “Um corte de cabelo arrojado” . A palavra em destaque é um:
a)     Adjetivo
b)    Substantivo
c)     Interjeição
d)    Pronome
4)    As formas verbais: aproximaram-se, recuaram, sumiram-se  estão em que tempo verbal?
a)     Futuro do presente
b)    Futuro do pretérito
c)     Pretérito imperfeito
d)    Pretérito perfeito
5)    Aponte o modo como poderia ser reescrito o enunciado “Deixa de conversa:  obedece sua mãe.” para se adequar ao padrão culto da língua portuguesa.
a)     Deixa de conversa: obedece tua mãe.
b)    Deixe de conversa: obedece sua mãe. DEIXE=VOCÊ/ OBEDECE=TU
c)     Deixa de conversa: obedeça sua mãe. DEIXA=TU/OBEDEÇA VOCÊ
d)    Deixa de conversa: obedeça tua mãe .DEIXA =TU/OBEDEÇA VOCÊ




Nenhum comentário:

Postar um comentário